quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Relato de Bruna Biasi sobre sua visita ao Lar Emmanuel

"Fiquei 40 anos da minha vida, fumando 4 machos de cigarro por dia, e hoje não fumo mais, ainda tem gente pensando que fumo, mas não fumo mais, por que não quero! A coisa , sabe, é fazer o que se gosta e decidir o que os outros que se lasque. "

Relato de um sabiá velho senhor, q
ue, da sua casa... ops! Do seu cômodo... ops! Lugar aonde pousa seu corpo... remendava retalhos, e nos falava da onde vínhamos, de festas, e de base, por exemplo ele disse que a Base de tudo é o Balé.

Foi o ensinamento:  "pra tudo ia o Balé, a base, qual a Base de tudo?"

Seria mais fácil eu responder né?
Mas nem sei... a
cho que uma arvore responderia que a Base de tudo seria uma raiz.

Mas enfim, vamos a visita, hoje foi muito importante e foi legal. Um senhor disse que era bom ver algo novo e que queria ver algo melhor do que fazíamos sempre. Daí tentei mostrar que na verdade sou um helicóptero. Ele disse que melhorei um pouco. Jack Banana fez malabares com bolinhas e com animais de pelúcia, ele disse que melhorou um pouco. Tutatis disse que tava tudo horrível , e nos ajudou em cena, sendo um rato que me assustava, e eu pulava em Jack. O senhor disse que faltou um rabo no Tutátis. Tutátis fez um rabo com seu braço por debaixo da perna; O senhor disse que melhorou.

O Tutátis, como sempre, disse que estava uma droga. Eu gostei, melhorou um pouquinho.

Projeto de Pesquisa Ana Pio

Nesses últimos meses, o Gandaiá teve a honra de receber a palhaça Portuguesa com Certeza ANA PIU que está realizando um projeto de Pesquisa de Mestrado com o título: Na eternidade cabe lá todo mundo.

Segue seu projeto de pesquisa!

http://antropologias.descentro.org/seminarioppgas/files/2012/06/Ana-Figueiredo-2012.pdf


Participação do Gandaiá nos "Caminhos da Leitura"

Grupo de Clowns “Gandaiá” recebe Orientação Artística do Projeto Ademar Guerra

O grupo “Gandaiá”, da cidade de Indaiatuba, foi selecionado pela edição 2013 do Projeto Ademar Guerra para receber Orientação Artística. A orientação consiste na visita de um profissional de teatro nos ensaios do grupo, durante sete meses, para auxiliar e acompanhar o trabalho do grupo.

No caso do “Grupo de Clowns Gandaiá”, o Orientador designado para realizar o acompanhamento e desenvolvimento artístico do grupo é o ator, diretor e músico Ernani Sanchez, formado em Teatro pela Universidade Anhembi Morumbi. Já dirigiu diversos espetáculos, como “Artaud Caligari ou Uma Sinfonia Sinestésica em Preto e Branco”, cujo texto foi inspirado livremente na obra de Antonin Artaud.

Neste ano, Ernani utilizará toda a sua experiência para contribuir com o processo teatral do “Grupo de Clowns Gandaiá”, um dos 60 grupos de teatro que serão atendidos pelo Projeto Ademar Guerra, em 52 munícipios do Estado.

Nos dias 13 e 14 de abril, 120 representantes dos grupos selecionados se reuniram na cidade de Tupã para a realização do Encontro Preparatório, evento que ofereceu uma qualificação inicial a estes grupos, antes do processo de Orientação.

As Orientações tem início a partir do dia 27 de abril e se encerram no mês de Outubro. Após esse período, os resultados das Orientações de todos os grupos são apresentados na Mostra de Compartilhamento e o Projeto entra em sua fase final.

O Projeto Ademar Guerra é um programa da Secretaria de Estado da Cultura realizado há 16 anos no Estado de São Paulo, e atualmente conta com a Curadoria Artística do diretor teatral Sérgio Ferrara e Coordenação Geral do consultor e pesquisador Aldo Valentim.
Para mais informações sobre o Projeto Ademar Guerra, acesse http://oficinasculturais.org.br/projeto-ademar/ ou pelo telefone (11) 4096-9837