segunda-feira, 12 de março de 2012

Ah, as palhaças!

O Dia Internacional da Mulher já passou, foi (de novo) no dia 08 de março, mas eu parei pra pensar aqui e percebi uma coisa: seria esse também o dia certo pra se comemorar o Dia Internacional da Palhaça? Sem querer polemizar com essa questão de gênero, há quem diga que o clown é assexuado, e pode ser que tenha quem fale que palhaço é palhaço, seja homem ou mulher (igual esse lance de presidente, saca?). Segundo as normas na nossa amada língua portuguesa o termo "palhaça" existe sim, é o feminino de palhaço (ah vá!) e pode ser usado sem ferir a norma (o)culta.

Pesquisando pela internet a fora, encontra-se o espetáculo de rua "É das palhaças que elas gostam mais", do Grupo Nariz de Cogumelo, que tem no seu elenco 4 palhaças e que inclusive tem uma oficina dedicada a comicidade feminina específica das palhaças. Você pode conferir o trabalho sensacional desse grupo de Salvador no blog delas e aproveitar para ver belíssimas fotos de palhaças em ação. Outra palhaça com A maiúsculo é a famosa e incrível Gardi Hutter, que é considerada a palhaça número 1 do mundo (nem me pergunte a fonte disso) e diz que ser palhaça tem uma desvantagem: não ter exemplos nenhum a seguir (o grandes palhaços do passado, como Charlie Chaplin e Buster Keaton, sempre foram com "O") mas tem a vantagem de ser raro e novo, chamando a atenção do público. Com certeza vou deixar de lado vários nomes importantes devido a minha ignorância sobre o tema, mas, se você souber de mais palhaças referências contribua com essa postagem comentando abaixo.

Temos que reverenciar e aplaudir muito todas as palhaças do mundo, que cada vez mais fazem do palhaço uma arte aberta a tudo e a todas. Minha admiração por estes seres únicos (as palhaças, é claro) é infinita, o bem que  fazem para nossos órgãos dos sentidos é incalculável. Se um dia quiserem me elogiar como artista, me chamem de palhaça! Aproveitando o momento faço dessa postagem uma homenagem especial a todas as palhaças gandaieiras, que fazem do Gandaiá um grupo mais belo, mais leve, mais forte, mais organizado e mais intenso. Seguem as belezuras:

Carlota (Bruna Biasi)

Mariah Stropetta (Camila)

Shambalaju (Julia Chagas)

Olivia Palmito (Andréia Domingos)

 Fanhusa (Ana Lopes)

Thakabum (Mayra Cavalli)

Sofi (Giovanna Melanie)

Mary Poppins (Rafaele Paiva)

Thatá (Kamilla Silva)

 Tia elefanta (Mônica Ambiel)

(singela homenagem feita por Nito Patela, ou Marcus Mazieri)

Um comentário:

  1. Também sou Palhaça e aqui deixo minha graça, amei descobrir vocês assim como amo o que faço!!

    ResponderExcluir